Aprendizes fazem a diferença no dia a dia da DAE Jundiaí - A Voz da Região

Agora

domingo, 13 de novembro de 2022

Aprendizes fazem a diferença no dia a dia da DAE Jundiaí

Júlia Monteiro é aprendiz na Diretoria de Operações da DAE: “No começo, fiquei perdida com tantas Seções, mas contei com a ajuda da equipe. É uma experiência boa”, conta

São 12 diretorias e mais de 90 Seções, passando pelo administrativo, financeiro, comercial, mananciais, obras, manutenção e jurídico: conhecer cada um destes locais e pessoas, levar e trazer processos é a rotina que os aprendizes da DAE Jundiaí percorrem diariamente.

Jovens com 16 ou 17 anos, eles são essenciais no dia a dia da empresa e também responsáveis por garantir a operação para que a água chegue às torneiras da cidade. “Todo dia eu aprendo uma coisa nova”, conta Júlia Monteiro dos Santos, 17 anos, moradora no Ivoturucaia e aprendiz da Diretoria de Operações.

Júlia está no primeiro emprego e, na DAE, se interessou pela área administrativa. Ela cuida da entrada, saída e entrega de processos, realiza atendimento por telefone e faz o encaminhamento de notas. “No começo, fiquei perdida com tantas Seções, mas contei com a ajuda da equipe. É uma experiência boa”, diz.

Foi o mesmo sentimento do aprendiz Ghean Jesus de Oliveira, 16 anos, morador no Residencial Jundiaí. Simpático e brincalhão, ele logo conquistou os servidores. “Fiquei com medo no começo, mas fui chegando, brincando, sorrindo e deu certo”, lembra Ghean, que atua na Seção de Comunicações Administrativas, a COA.

Ghean Jesus de Oliveira chegou à DAE há 11 meses e já conquistou os servidores. Ele quer seguir carreira na área de Psicologia

Há 11 meses na empresa, ele organiza a pasta com documentos assim que chega pela manhã e vai de Seção em Seção. A facilidade em lidar com as pessoas já indica o futuro que quer seguir: Ghean quer cursar Psicologia. “Aqui aprendi a como se portar no mercado de trabalho”, revela.

Guardinha

Os aprendizes que trabalham na DAE são encaminhados pela Associação de Educação do Homem de Amanhã de Jundiaí, a Guardinha, que realiza o Programa de Aprendizagem Profissional. A parceria com a DAE já passa de décadas e hoje são 14 jovens na empresa.

“O programa dura 15 meses, período em que intercalam a parte teórica na Guardinha e a prática aqui na DAE. É um trabalho importante, pois, além de dar oportunidade aos aprendizes, eles nos auxiliam muito”, avalia a chefe da Seção de Seleção, Desenvolvimento e Remuneração da DAE, Luciane Pagotto.

De acordo com Lidiane Ribeiro, da coordenação da Guardinha, a aprendizagem é uma das maneiras de combinar educação e qualificação no trabalho. “A DAE e a Associação de Educação do Homem do Amanhã realizam um trabalho social, sendo um elemento ativo na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirma. Quem tiver interesse em participar, pode buscar mais informações pelo site http://guardinhajundiai.com.br ou pelo telefone (11) 4806-5200.

(Fonte / Imagens: Assessoria de Comunicação – DAE Jundiaí)

Nenhum comentário:

Postar um comentário